quinta-feira, 27 de março de 2008

Facilidades da Web 2.0




Publicar textos, disponibilizar criações na forma de artigos, entrevistas e críticas, postar fotos, baixar músicas e filmes, de modo que os usuários possam fazer download e reutilizá-las são muitas das facilidades da web2.0. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para colocação de conteúdo.
A web 2.0 funciona de forma que o usuário possa tirar o máximo de proveito dos softwares que rodam nela. Fatores como conteúdos desenvolvidos por colaboradores, simplicidade de design e recursos viabilizam o acesso do internauta à web. Os programas são corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, e o internauta participa deste processo dando sugestões, apontando erros e aproveitando as melhorias constantes.
O número de sites e serviços que acompanham esta tendência vêm crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Os sites mais conhecidos são: Overmundo, Wikipedia, Digg, Orkut, You Tube e Google docs. Ao contrário dos sites da web1.0, uma das principais características desse novo modelo é o uso de instrumentos que permitam a intervenção direta do leitor no que é produzido. O novo usuário quer mostrar, comentar e discutir, com outras pessoas, o conteúdo que consome.

4 comentários:

Julião Júnior disse...

Hey moça... naum sei se estou enganado, mas acho q, no 2º parágrafo, você misturou um pouco a web 2.0 com os softwares abertos. A internet não roda nenhum software. Tenta dar uma olhadinha nisso, tá? Você pode separar, falando um pouco mais dos softwares de código aberto, que permitem que programadores mudem sua estrutura como bem quiserem.
Também senti falta dos recursos de mídia!
Acho q é isso... bjão!!!
:P

jacksondemoura disse...

O texto, bem escrito, contempla o título, o qual determina claramente o que será tratado a quem optar pela leitura. Entretanto, Janaína, faltou usufruir os recursos midiáticos, como os links e você tinha facilmente como fazer isso, ao citar alguns sites característicos daWeb 2.0, como Wikipedia e Orkut. Acho também que você poderia ter tratado ou mencionado alguma novidade da Web 2.0. Contudo apresentou um texto atrativo com uma boa hierarquia.

Fabrícia Vieira disse...

Achei bacana você começar falando sobre os beneficios da Web 2.0, porem nem so de beneficios é feito esse novo fenômeno, você poderia ter colocado também as desvantagens que ela acarreta.
Outra observação, no lugar de você apenas ter citado sites que remetem a web 2.0, poderoa ter criado links.
Só isso Janas, beijão

Íkara Rodrigues disse...

Janas gostei muito do seu texto, porém achei que faltou a colocações de alguns links, que levassem aos sites citados. De resto, está tudo muito bom!