Publicar textos, disponibilizar criações na forma de artigos, entrevistas e críticas, postar fotos, baixar músicas e filmes, de modo que os usuários possam fazer download e reutilizá-las são muitas das facilidades da web2.0. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para colocação de conteúdo.
A web 2.0 funciona de forma que o usuário possa tirar o máximo de proveito dos softwares que rodam nela. Fatores como conteúdos desenvolvidos por colaboradores, simplicidade de design e recursos viabilizam o acesso do internauta à web. Os programas são corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, e o internauta participa deste processo dando sugestões, apontando erros e aproveitando as melhorias constantes.
O número de sites e serviços que acompanham esta tendência vêm crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Os sites mais conhecidos são: Overmundo, Wikipedia, Digg, Orkut, You Tube e Google docs. Ao contrário dos sites da web1.0, uma das principais características desse novo modelo é o uso de instrumentos que permitam a intervenção direta do leitor no que é produzido. O novo usuário quer mostrar, comentar e discutir, com outras pessoas, o conteúdo que consome.